domingo, 23 de abril de 2006

Rurouni Kenshin: A Lenda do Samurai Andarilho

Seculo XIX, Japao.
No Reino do Sol Nascente, uma grande revolucao para depor o antigo regime do Xogun era travada por aqueles leais ao Imperador: a Restauracao Meiji. Dentre os muitos guerreiros que lutaram contra o governo, um espadachim ruivo, conhecido como Battousai o Retalhador, foi um dos mais importantes. Eh dito que sua espada sozinha abriu o caminho para a nova era, deixando os corpos de seus inimigos como o pavimento para o Imperio. Mas depois da vitoria final da Restauracao, este lendario assassino desapareceu completamente, sem dizer a ninguem onde iria.
10 anos depois, um andarilho ruivo e com uma estranha cicatriz cruciforme no rosto, aparece em Tokyo, portando uma espada de lamina invertida e um juramento de nunca mais matar um ser humano.

Eh aqui que nossa historia comeca...

Rurouni Kenshin, conta a vida de Kenshin Himura, um habilidoso assassino que prometeu nunca mais matar alguem na nova era que ele ajudou a construir. Contada primeiro no mangah escrito por Nobuhiro Watsuki e depois animado para a televisao, Samurai X, como eh conhecido no Brasil, eh considerado um dos melhores romances sobre o Japao pos-feudal jah escritos. Apesar de ter sido originalmente criado cheio de momentos de acao e lutas para agradar homens adolescentes, muitas garotas apreciam a historia pelo relacionamento amoroso de Kenshin e Kaoru, e pelo enfoque dramatico dado aos sentimentos dos personagens. Alem disso, os personagens secundarios e viloes tambem sao muito interessantes, fugindo da velha regra maniqueista de que os bons sao completamente bons e os maus completamente maus.

Pessoalmente, esta serie eh uma das minhas favoritas, e que meu nickname seja "Andarilho" nao eh coincidencia.
Aqui vai um link com todos os episodios da serie, incluindo o numero 95, inedito no Brasil, os OVAs (Original Video Animation) e "Samurai X: O Filme". A serie animada eh toda dublada em portugues, exceto o episodio acima mencionado, por motivos obvios.

Para quem gostou da ideia de assistir, aqui vao umas dicas de um Fanboy veterano (Euzim!):

-A serie animada eh muito bem feita, mas a dublagem as vezes machuca meus ouvidos mais do que "Festa no Ap Ultra Remix", de tao porca que chega a ser (no primeiro episodio eu chego a ter espasmos). tendo isso em mente, finjam que nao ouviram Kenshin gritando "Eu te amo, Kaoru!", por que ele nao fez isso.
-Se for possivel, leiam o mangah. Apesar de serem basicamente a mesma historia, as diferencas sao grandes, e ambas as midias (eh assim que eu chamo?) tem conteudo inedito e diferente.
-Depois da saga de Shishio eh que a grande mudanca ocorre: ao inves de seguir a historia do mangah, a serie inventa outras sagas, muito inferiores as originais, tanto de Shishio quanto de Enishi (que vem em seguida). Reintero: leiam o mangah, se for possivel.
-A Saga do Feng Shui eh uma ofensa para fans de verdade da historia!
-Eu assisti aos OVAs, que sao baseados numa parte do mangah que nao foi animada, mas nao assisti ao filme. Nao sei se eh bom ou ruim, entao nao me pergunte.
-Pessoas de estomago fraco nao devem ler o mangah, assistir a serie e muito menos ver os OVAs. O sangue rola como agua em dia de chuva.
-Leiam o mangah. Serio, vale a pena.

Aqui vai o Link:
http://br.geocities.com/rurounikenshinfull/index.html

Agradecimentos a comunidade do Orkut "Samurai X- Animes", da qual sou membro orgulhoso (tao orgulhoso quanto se pode ser de uma comunidade do Orkut), cujo link estah aqui:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=146416

P.S.: Essa merda eh adubo de qualidade, nao eh, Palestrante?
P.P.S.: Meu proximo post serah "Elefantes-Rosa Voadores e voce!"