quarta-feira, 9 de agosto de 2006

A Brisa

*Recomendo aos visitantes incautos que leiam primeiro o post imediatamente abaixo deste para entenderem melhor o que quero dizer aqui.*

Qual é a parte mais difícil de realizar algo? Entrar para a faculdade, por exemplo? Ou começar em um emprego novo, ou até mesmo, escrever um post para um blog?

É o começo.

No começo, somos inexperientes, temos medo, não temos certeza de que o que estamos fazendo é o certo ou o que queremos. Mas a partir do momento que damos o primeiro passo, que vencemos a barreira inicial, tudo fica mais fácil, apesar de muitas vezes nem percebermos isto.

Mais uma vez, venho falar da Inércia. Inércia, como disse anteriormente, é a tendência dos corpos continuarem no mesmo estado que se encontravam anteriormente. Essa regra é válida também para nós, seres humanos, e nossas atitudes.

A inércia é esta barreira inicial, que muitas vezes nos faz desistirmos do que gostariamos de fazer. Mas ela não é apenas um empecilho em nossas vidas. Uma vez que a revertemos, ela passa a trabalhar a nosso favor, e assim, depois que damos o primeiro passo em uma jornada de 1000 milhas, ela nos ajuda a continuar andando.

Toda tempestade começa como uma leve brisa, e toda revolução começa por baixo, para então chegar ao céu. Só é necessário dar o sopro inicial.

Inércia, Preguiça, o blog e minha vida

Este post começou mal: apertei enter logo após ter digitado o título ("Inércia, Preguiça e falta de criatividade" originalmente). Atualizei o blog com um texto em branco, que tinha apenas um título um tanto quanto sem nexo. Pensei em deixar assim, e escrever um outro post explicando a situação, mas seria dadaísta demais para meu gosto. Aperto o botão "Editar" então.

Como nossa visitante Francine falou em um comentário anterior, o R&A é um blog interessante, mas com assuntos muito repetitivos. Sim, esta é a verdade, pois como todas as minhas idéias para textos são extremamente longas, demoro muito escrevendo (acreditem, eu escrevo!), e para tapar os buracos, faço estas observações sobre as minhas Sortes Orkutianas.

Eu poderia por a culpa na falta de tempo para escrever, e que estou ocupado demais estudando e/ou trabalhando. Mas é justamente o contrário! Não estou estudando merda nenhuma, e meu maior trabalho ultimamente tem sido coçar o saco de maneiras criativas. Sim, o motivo principal para a falta de atualizações decentes é a Inércia, ou a tendência dos corpos se manterem no seu atual estado (o meu corpo está deitado e dormindo, ao que tudo indica).

E tenho preguiça de mudar esta situação. Afinal, para quê mudaria? Estou muito bem, obrigado!, sem fazer nada o dia inteiro, apenas jogando "Battle for Middle Earth II" (acho que ainda escrevo alguma coisa sobre este joguinho do diabo), treinando Kung Fu e vendo TV (e absorvendo todas as suas mensagens subliminares). Pergunto novamente: por quê eu deveria mudar esta situação?

Por que não estou satisfeito com ela.

Antigamente, nos meus tempos de estudante de Ensino Médio do nobre colégio São José, seria a vida dos sonhos, e se eu tivesse me acomodado e feito o vestibular como o resto dos meus colegas, eu estaria sonhando com ela (a vadiagem). Mas eu não fiz vestibular, não me acomodei, e viajei para os Estados Unidos da América. Eu poderia escrever parágrafos e mais parágrafos sobre minha vida lá, mas direi apenas que mudou minha forma de pensar completamente. E deixei de gostar de vagabundagem. Agora, tudo o que quero é algo pra fazer.

Mas inércia é uma força poderosa. Não bem uma força, mas uma negação da força de vontade do corpo ou da pessoa, pois é mais fácil seguir fazendo o que é habitual do que chutar o balde e mudar tudo, por mais que se deseje isto. É necessário mais do que vontade para quebrar o ciclo vicioso: é necessário coragem e esforço.

E é exatamente isto que estou fazendo agora: quebrando a inércia. Este post é apenas o começo.