sábado, 26 de agosto de 2006

Eu já gostei mais do Kibe Loco

Quem acessa internet e fala português sabe que eu não estou me referindo a nenhuma técnica homossexual do Kama Sutra, mas sim do blog criado por Antonio Tabet, famoso por seu senso de humor aguçado, crítico e bastante ácido contra políticos, celebridades e BBBs.

Confesso que visito o www.kibeloco.com.br todos os dias, mas devo dizer que não é o mesmo blog que eu costumava visitar 1 ou 2 anos atrás.

Ele ainda é engraçado, crítico, irreverente, ainda vale a pena visitar com freqüencia, mas há algo errado com ele, não o blog, mas o blogger.

Antonio Tabet é um homem muito inteligente, e começou a fazer "photoshopes" de pessoas famosas em situações constrangedoras e/ou idiotas, baseado nas notícias sobre elas. Não estou longe da verdade quando digo que ele começou sua carreira na internet como nós mesmos do R&A, mostrando nossos trabalhos para amigos próximos.

O Kibe Loco em seus tempos áureos era uma força contestadora contra as injustiças cometidas contra o Brasil por seus governantes e sua elite (ai, ai, ai, que palavra gasta), e inspirava todas as pessoas que o liam, por poucas que fossem no seu humilde começo, a pensarem e se oporem de forma correta e crítica contra os "ACMs" e "Jaderes Barbalhos" de nosso país (quando estes nomes eram a quinta-essência da corrupção governamental, e não o mensalão e os Sanguessugas).

Mas o Kibe Loco era bom, e como (quase) todas as coisas boas neste mundo, foi ficando famoso. O vídeo de William Bonner imitando Clodovil foi de longe sua jogada mais famosa, tanto que o seu host não pode agüentar todas as visitas simultâneas em seu site. Nascia o Kibe Loco como força política.

Depois disso, Tabet não parou mais de por vídeos constrangedores de celebridades brasileiras e a criticar os poderosos. Mas apesar de não percebermos nada, não era mais a mesma coisa. Ele tinha mudado, e para pior.

Percebendo sua força, começou a "sacanear" enquetes em outros sites, alterando os resultados manipulando seus visitantes a votarem na "Opção X". Eu mesmo votei em várias destas enquetes, como "quem é o maior piloto de F-1 da história?", no site de Michael Schumacher, em Ayrton Senna, ou "quem é o mais bonito jogador da Copa do Mundo?", num japonês com luzes nos cabelos e que usava um óculos azul muito estranho, quando os favoritos eram Kaká e Beckham. Pode-se pensar que ele faz este tipo de brincadeira apenas para se divertir, e sacudir as coisas um pouco, mas eu suspeito que ele apenas mede o seu grau de influência no internauta.
Sim, o Kibe Loco continua sagaz e crítico, e agora é muito mais poderoso do que era no seu humilde início. Mas há algo errado com o Kibe. Antes, ele era apenas um indignado com um blog. Mas a partir do momento que ele se tornou famoso e poderoso, ele se tornou aquilo que ele se enpenhava em combater: um político. O blog pode ser crítico ainda, mas não mais com um intuito ético, mas para defender o poder do sr. Tabet. Ele foi um dia um Davi blogger que enfrentava o gigante Golias da política, mas que se tornou apenas mais um gigante hoje, preocupado apenas em defender a si mesmo.

O Kibe Loco ainda é um site engraçado, com muitas tiradas geniais. Mas o melhor de seu conteúdo são os arquivos de 2 anos atrás. Sinto falta daquele site.

ERRATA: Não era André Tabet, mas Antônio Tabet. Meus agradecimentos ao anônimo que aqui neste post comentou, e ao Google por me permitir verificar esta informação.